Quem sou eu

São Paulo, Sudeste, Brazil

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mulheres denunciam discriminação sexual e racial


Terça-feira, 15/12/09 - 12:38

Quatros mulheres foram vítimas de discriminação sexual e preconceito racial em um hipermercado localizado na rua Taquari, no bairro da Mooca, zona leste da Capital. De acordo as vítimas, elas estavam no banheiro, dentro do mercado, quando uma segurança invadiu o local e as fizeram passar por constrangimentos, na segunda-feira (14), por volta das 23 horas. O caso foi registrado no 8º Distrito Policial (Brás).

A Polícia Militar foi chamada via Centro de Operações da PM (Copom) para atender um caso de discriminação sexual e preconceito racial no hipermercado. Segundo as mulheres, com idade entre 21 e 33 anos, houve elas foram discriminadas, em razão das suas opções sexuais. Entre as vítimas, uma é negra.

Elas informaram que estavam no hipermercado fazendo compras, quando sentiram necessidades de utilizar o banheiro e se foram ao sanitário destinado aos clientes. Uma segurança do mercado entrou no toalete determinando que saíssem imediatamente. Segundo o relato das vítimas, elas foram obrigadas a levantar a camiseta e mostrar os seios para comprovarem que eram do sexo feminino.

Elas declararam que se sentiram constrangidas e desrespeitadas pela segurança. Uma delas disse que não é a primeira vez que um fato como este ocorre no hipermercado. Elas foram orientadas a comparecer à Delegacia Especializada de Crimes de Intolerância (DECRADI), que investigará o caso para apurar se houve discriminação sexual e preconceito racial na abordagem da segurança.


Everson Bertucci

Publicado originalmente no site da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo
http://www.ssp.sp.gov.br/noticia/lenoticia.aspx?id=18569

Nenhum comentário:

Postar um comentário